sábado, 2 de fevereiro de 2013

Datena e o ódio aos ateus

Bom dia!

Hoje a postagem irá se referir ao lamentável incidente envolvendo o apresentador Datena, da BAND, e a comunidade ateia brasileira. Ocorre que há um tempo atrás, Datena sugeriu em seu programa que "assassinatos, crimes hediondos, coisas sem pensar, é coisa de quem não tem Deus no coração. Ateu não tem limite, não tem nem um motivo pra ter" (adaptado). O comentário foi, sinceramente - e não pelas minhas tendências ateístas - uma das coisas mais terríveis que já ouvi na vida, um preconceito declarado e nojento, visando atingir e alienar ainda mais o Povo.

O comentário foi passível de punição SIM. O grande problema não foram as pessoas que têm acesso à internet e que conseguem consultar a real situação desse tipo de coisa, mas sim as pessoas humildes, aquelas que não pensam sobre, que assistem Datena porque acham que é a realidade absoluta. São essas pessoas as mais afetadas pelo comentário; As que lincharão ateus em não muito tempo, se continuasse assim.

Embora existam algumas pessoas tão psicopatas quanto o próprio Datena que concordem com a afirmação dele, o principal argumento é totalmente falho. Elas dizem que "existe a liberdade de expressão". Ora, esse princípio é limitado em casos de discurso de ódio. Você pode, sim, falar toda e qualquer bobagem que quiser, mas terá de arcar com as consequências disso depois. Acontece que a sociedade está tão acostumada com esse tipo de preconceito que acha "normal"; Mas o discurso do apresentador foi sim carregado de preconceito e más-intenções, senão vejamos:

Substituindo ateus por corintianos: 
"'Assassinatos, crimes hediondos, coisas sem pensar, é coisa de quem torce pro Corinthias. Corintiano não tem limite, não tem nem um motivo pra ter.'"

Agora, vamos substituir ateus por negros:
"'Assassinatos, crimes hediondos, coisas sem pensar, é coisa de quem não tem a pele branca. Negro não tem limite, não tem nem um motivo pra ter.'"

Eu imagino que com esses dois exemplos simples tenha dado para entender a dimensão do preconceito. Não obstante, a comunidade ateia foi atrás de seus direitos judicialmente, e conseguiram que a Band se explique sobre o preconceito religioso do apresentador (mas cabe recurso). Datena, porém tentou distorcer e alienar ainda mais pessoas!, e talvez o processo deva ser ainda mais elaborado (por litigância de má-fé). Segue:


Não, Datena, você não está sendo perseguido religiosamente.
Apenas é extremamente preconceituoso.

Minha indignação quanto a este último vídeo não me permite expressar palavras sem ser extremamente tendencioso. Encerro aqui o assunto, tentando ficar neutro - e mesmo neutro, simplesmente não é compreensível nem possível que essa atitude seja defendida. Quem crê em Deus de verdade quer a paz e o bem de todos, mesmo e talvez especialmente de quem não crê. Quem não crê em Deus irá se sentir completamente ofendido e constrangido por ser comparado à um estuprador de bebês.

Boa tarde a todos. (Sim, comecei o texto de manhã e só terminei agora...)

Nenhum comentário: